FRAIBURGO |
Aumento do comprometimento popular com a prevenção, testagem e tratamento precoce foram os principais alinhamentos da reunião |
A reunião teve início com a apresentação dos indicadores da Covid 19 em Fraiburgo |
Na manhã desta quinta-feira, dia 15, as entidades fraiburguenses, convidadas pela Associação Empresarial de Fraiburgo (ACIAF), estiveram reunidas para tratar as ações que podem ser desenvolvidas em conjunto para combater a Covid 19. Dentro da conversa foram apontadas ações de divulgação para aumentar o comprometimento popular com a prevenção, assim, como a testagem e intensificar o tratamento precoce.
A reunião teve início com a apresentação dos indicadores da Covid 19 em Fraiburgo, no comparativo regional. As ações realizadas e as futuras também foram apresentadas pela Prefeitura de Fraiburgo, por meio do Prefeito Wilson Ribeiro Cardoso Junior. Na sequência, o presidente da Associação Fraiburguense de Saúde Coletiva (AFSC), mantenedora do Hospital Fraiburgo, Oziel Ribeiro, apresentou os dados referente aos atendimentos da unidade hospitalar.
“Felizmente conseguimos atender plenamente todos os pacientes que buscam atendimento no Hospital Fraiburgo, o problema é que os números não baixam e trabalhar no limite é sempre muito difícil. É essencial uma identificação maior na fase inicial, pois facilita o tratamento e amplia as possibilidades de diminuir os agravamentos” apontou.
Na sequência a palavra foi aberta aos participantes e contou com a explanação de diversos integrantes. A promotora, Maria Fernanda Fontes, salientou a importância do aumento da testagem, principalmente para promover o tratamento precoce “Há índices que apontam que dependendo do estado que o paciente busca seu primeiro atendimento há chances maiores de intubação e internação em UTI, então é essencial que a busca seja o mais cedo possível” apontou.
De modo geral, os participantes foram unanimes em apontar a falta de contribuição da comunidade com as ações de prevenção. Segundo as entidades, é necessário tirar o estigma de que as reuniões familiares não são porta de entrada do vírus. Segundo o presidente da ACIAF, Jeferson Argenton, é necessário uma campanha radical para abrir os olhos da população “A luta não terminou e precisamos da participação efetiva de todos. Aglomerações, visitas familiares e falta de cuidados básicos não podem ser permitidos. Temos que aumentar a fiscalização pelos órgãos participantes, mas essencialmente, todos devem agir nessa fiscalização, afinal a luta é de todos” destacou Jeferson informando que o resultado da reunião será avaliado e as ações propostas a partir disso serão apresentadas nos próximos dias
Estiveram participando, além da ACIAF, a Prefeitura de Fraiburgo, AFSC, Bombeiros, Polícia Civil e Militar, ABPM, Rádio Fraiburgo, Lions Fraiburgo, Loja Maçônica Obreiros da Paz, Loja Maçônica Cavaleiros Templários, CDL Fraiburgo, OAB, Rotary, Sincof e Ministério Público.