CULTURA
Umbandistas de Fraiburgo celebram Cosme e Damião no Centro Espirita Pai Baiano
   
Não se sabe ao certo quando surgiu a tradição de distribuir doces, mas a tradição ganha a cada ano mais força com o sincretismo entre a Igreja Católica e a Umbanda.

Por Contestado Noticias
22/09/2021 16h37

Os Santos Cosme e Damião, irmãos gêmeos, morreram por volta de 300 d.C.  Crê-se que foram médicos, e sua santidade é atribuída pelo motivo de haverem exercido a medicina sem cobrar por isso, devotados à fé.

Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário.  

Os umbandista de Fraiburgo celebraram os santos hoje no dia 19 de setembro no Centro Espirita de Umbanda Pai Baiano.  Segundo a crença Umbandista eles eram dois irmãos gêmeos que se tornaram médicos e viajavam pelo oriente curando pessoas com a sua ciência, a fé em Deus e no poder da oração. Conseguiram tantas curas que o Rei Diocleciano mandou decapitá-los com medo da sua popularidade.   

Foi a partir daí que Cosme e Damião começaram a ser conhecidos como os “santos gêmeos”. Não se sabe ao certo quando surgiu a tradição de distribuir doces, mas a tradição ganha a cada ano mais força com o sincretismo entre a Igreja Católica e a Umbanda.

 

É até bom explicar: para os católicos, o dia de São Cosme e São Damião é neste sábado (26), mas, para todos os demais, a tradição é mesmo a do dia 27.

   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

Comentar comment0 comentário
menu
menu